Episódios Banidos

Alguns episódios da versão original do anime foram censurados nos EUA, por serem considerados impróprios para serem exibidos. Quando os episódios têm algo de impróprio, as cenas costumam ser cortadas, mas no caso dos episódios abaixo, as partes consideradas impróprias eram sempre quase ou mais de metade do episódio, o que faria com que os episódios ficassem demasiado curtos e sem sentido algum. Os episódios também podem ser censurados por conterem cenas fortes demais, ou por consideração a algum acontecimento real. Na maior parte das vezes, são exibidos no Japão e censurados quando chegam aos EUA, mas há casos em que os episódios são censurados apenas em alguns países. Aqui fica a lista dos episódios que foram banidos.

Episódio: 18 [Temporada 1]
Nome: Beauty and the Beach (A Bela e a Praia)

Motivo: Este episódio é banido porque o James se veste de mulher para participar num concurso de biquínis que está a acontecer na praia. Ele veste algo que faz com que fique com que pareça que tem seios, o que estaria a influenciar o homossexualismo. Mais tarde, no ano 2000, o episódio é finalmente dobrado e ganha um título, é exibido nos EUA durante algum tempo, mas volta a ser tirado do ar. O episódio ficou bastante curto e com imensos cortes, por isso nunca chegou a Portugal, nem foi dobrado em Português.

Episódio: 19 [Temporada 1]
Nome: Tentacool & Tentacruel

Motivo: Este episódio foi exibido naturalmente no Mundo todo, incluindo em Portugal, mas depois dos ataques do 11 de Setembro em 2001, os EUA pararam com a exibição do episódio. Tudo porque nele aparece um Tentacruel gigante que destruía prédios, então a sua exibição foi parada por respeito ao que havia acontecido. Neste episódio tem uma personagem que usa armas, e dizem que esse é um outro motivo deste episódio ter sido banido. Quando o Cartoon Network dos EUA começou a exibir pokémon, o episódio voltou a ser exibido (mas continua banido no Kids’ WB!). Este episódio sempre foi exibido em Portugal.

Episódio: 23 [Temporada 1]
Nome: The Tower of Terror (A Torre do Terror)

Motivo: Este foi outro episódio que parou de ser exibido após os ataques de 11 de Setembro de 2001. O título deste episódio lembrava imenso os ataques terroristas. Foi banido por algum tempo, mas apenas nos EUA, só é exibido no Cartoon Network. Não se sabe se o título do episódio vai ser alterado para que volte a ser exibido normalmente nos EUA. Este episódio sempre foi exibido em Portugal.

Episódio: 35 [Temporada 1]
Nome: A Lenda de Dratini

Motivo: Neste episódio, o dono da Safari Zone e o Team Rocket apontam armas às cabeças dos personagens. Tem uma cena em que o Meowth aparece com um bigode parecido com o Adolf Hitler. No Japão, houve crianças que levaram armas para a escola o que provocou terríveis factos de terror e mortes. Também foi neste episódio que Ash captura vários Tauros, e como ele foi banido muitas pessoas não percebiam como ele tinha tantos Tauros. Este episódio também não foi exibido em Portugal.

Episódio: 38 [Temporada 1]
Nome: O Soldado Eléctrico Porygon

Motivo: Este foi o episódio que foi banido pelas piores razões e que quase levou ao fim da série. Este episódio foi banido até no Japão. Quando Ash e os seus amigos, estão com um Porygon numa espécie de Espaço Cyber, Pikachu usa o Choque Trovão para explodir com uns mísseis. Para fazerem a explosão causada pelo Choque Trovão, foi usado um efeito que deixava o ecrã a piscar azul e vermelho, este acontecimento levou mais de 600 crianças ao hospital com princípio de ataques epilépticos. A série ficou fora do ar durante algum tempo, e 4 meses após a exibição do episódio a produtora assumiu a culpa e o episódio foi banido no Japão e nunca chegou sequer aos EUA. Depois de tal acontecimento, vai ser difícil ver alguma vez o Porygon e as suas evoluções no anime.

Episódio: 65 [Temporada 1]
Nome: Holiday Hi-Jynx (Feriado à la Jynx)

Motivo: Passou algum tempo banido porque nele aparece a Jynx com a sua aparência normal (pele escura, lábios exagerados e cabelo claro) que foi considerada uma imagem racista. Após isso, Jynx foi redesenhada e agora surge com pele roxa. O episódio foi assim adiado (era para ser exibido a seguir ao 39), e mais tarde foi exibido fora da ordem correcta (tornando-se assim o episódio 65, o que fez com que ficasse totalmente errado, porque neste episódio Ash ainda tem um Charmander, e no episódio 64 ele já era Charizard). O episódio seguinte também foi adiado e exibido mais tarde (era para ser exibido antes do 40, mas encontra-se como episódio 66). Enfim, o episódio 65 e 66 já foram exibidos nos EUA e também em Portugal, só que fora da ordem original.

Episódio: 252 [Temporada 5]
Nome: A Caverna de Gelo

Motivo: Brock está a arder em febre, deitado e começa a delirar, o que causa também alucinações. Uma Jynx que está a cuidar dele aproxima-se para ver qual o seu estado, e ele vê uma linda Enfermeira Joy, e acaba por beijá-la na boca. Ficaria resolvido com um simples corte, mas há quem digam que o motivo foi outro. Houve especulações que a doença que Brock contraiu, causada pelo Team Rocket, era semelhante à epidemia do vírus SARS (Síndrome Respiratória Aguda Severa) registada em vários países asiáticos em 1992, que infectou cerca de 8000 pessoas, e dessas cerca de 750 morreram entre 2002 e 2003. Ainda se acredita que o episódio foi banido apenas por mostra Jynx, mais uma vez. Este episódio também não foi exibido em Portugal.

Episódio: 348 [Temporada 7]
Nome: Bicker the Better (Quanto Mais Brigas, Melhor!)

Motivo: Este episódio foi exibido normalmente nos EUA e talvez também em Portugal. Mas vários países, como França e Itália, consideraram que o clímax do episódio não era apropriado para crianças, uma vez que eram discutidos assuntos como romance e guerra dos sexos (Ash e May discutem como se fossem marido e mulher, assim como Jessie e James). Fora isso o episódio foi exibido normalmente noutros países.

Episódio: 377 [Temporada 8]
Nome: Batalha na Ilha dos Tremores! Barboach vs. Whiscash!

Motivo: Este foi o único episódio de Pokémon que nunca foi exibido, nem mesmo no país de origem, Japão. Isto porque a história envolve cenas de terramotos causados por um Whiscash. E por coincidência, na semana em que o episódio era para ser exibido, ocorreu um terramoto no Japão, e assim como forma de respeito pelas vítimas o episódio nunca foi exibido. O terramoto ocorreu no dia 23/04/2004 e é chamado de Terremoto de Chuetsu.

Episódio: 397 [Temporada 8]
Nome: Ash & May! Batalhas Calorosas em Hoenn!

Motivo: Este episódio não foi exibido nos EUA e consequentemente em Portugal, pelo facto de ter sido considerado inútil na continuação do anime pelos EUA. No episódio apenas são relembrados os vários momentos da viagem de Ash e companhia por Hoenn, nada de novo acontece.

Episódio: 517 [Temporada 10]
Nome: Ash & Dawn! Em Direção a Novas Aventuras!

Motivo: Outro episódio que não foi exibido porque foi considerado inútil para a continuação do anime. No episódio são relembrados todos os acontecimentos importantes desde que Ash começou a viagem por Sinnoh até ao momento, também não acrescenta nada de novo.

Episódio: 589 [Temporada 12]
Nome: As Criaturas Misteriosas, Pokémon!

Motivo: Outro episódio, como o 397 e o 517, que não foi exibido porque foi considerado inútil para a continuação do anime, pois não acrescenta nada de novo. Deve ser apenas um resumo da história, como os outros episódios.

Create a free website or blog at WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d bloggers like this: